terça-feira, 5 de janeiro de 2021

O PROFESSOR EM TEMPO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO

 

O PROFESSOR EM TEMPO DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO

Em março de 2020, ao chegarmos na escola fomos avisados que a escola iria parar as suas atividades devidos a pandemia mundial do Covid 19, grandes dúvidas e apreensão, ficou por conta de todos da escola neste dia. O “novo normal” surgiu como grande desafio para nossa profissão de professor em tempo de pandemia mundial.

A relevância deste artigo que toda comunidade escolar da E.E.E.P. Professor José Osmar Plácido da Silva assuma uma consciência que a escola é considerada um ambiente propício a atividades de cooperação, por integrar elementos com diferentes culturas e conhecimentos. E que aprendizagem cooperativa também deve ser aplicada na preparação de indivíduos para situações futuras em ambientes de trabalho, onde atividades exigem pessoas aptas ao trabalho em equipe.

Neste artigo utilizamos o método de pesquisa dados qualitativos coletam informações que não buscam apenas medir um tema, mas descrevê-lo, usando impressões, opiniões e pontos de vista. Com objetivo de estrutura ideias e busca se aprofundar em um tema para obter informações sobre as motivações, as ideias e as atitudes dos professores e comunidade escolar em tempo de pandemia. Utilizando os textos dos artigos do Curso Competências Digitais para Docência e toda vivencia no mesmo.

Justifica-se o estudo deste tema no novo normal na educação remota exigiu do professor uma cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI, do novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação. Tivemos de aprender a navega pelo esse novo mundo que é a cibercultura.

O artigo discute as repercussões da crise provocada pela pandemia da Covid-19 em relação à população estudantil e aponta ações de educação remota emergencial que tiveram de ser desenvolvidas e as implicações nos diferentes níveis educacionais. No contexto brasileiro e do Ceará, evidencia-se uma incipiência na apropriação de tecnologias digitais na educação pública, além do acesso à internet no país, no sentido de pensar possíveis políticas educacionais com vistas à manutenção do convívio escolar no “novo normal”.

 José Wilson Pereira Cabral

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