sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Presidente LULA: Despedida à Nação Brasileira.


MEU PRESIDENTE LUIS INACIO LULA DA SILVA, sai do poder mais ficarar no nosso coração para sempre por tudo o que fez por nosso Brasil e seu povo! Meu presidente nunca esquerça do seu povo, pois nós precisamos ainda muito do seu apoio para o Brasil sem a maior potência do mundo - uma nação soberana. Vamos juntos construir um país justo e igualitario para Todos Nós! Muito Obrigado LULA por Tudo e por Todos!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Perspectivas Atuais da Educação

O futuro dos homens e mulheres deste país está atrelado às condições de qualidade dos agentes formadores da educação: professores, alunos e a sociedade como um todo.
Os movimentos históricos nas ultimas décadas com inicio do que chamamos da Era da Informação, com a popularização do uso da internet. O historiador Eric Hobsbawm, no livro “Era dos Extremos” afirma que o mundo globalizado e neoliberal caminha para o caos.
O Moacir Gadotti mostra inicialmente essa perplexidade e crise do mundo atual, mais afirma que não é motivo para o imobilismo para os que fazem a educação.
No inicio dos anos 50, se dizia que só existia dois caminhos para o mundo, o socialismo ou a barbárie, mais com o fim do socialismo na URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) nem se fez o socialismo real. E qual o novo caminho?
O autor faz as seguintes perguntas: qual o papel da educação neste novo contexto político? Que perspectivas para educação? Para onde vamos?
Falar em perspectivas é falar de esperanças no futuro da educação e seus atores ou agentes.
O trabalho competente do professor no domínio metodológico, como o domínio da matéria e seu conhecimento do grupo social da escola. A pedagogia da esperança deve esta ligada a prática do professor e suas tarefas para que tenha efeitos formativos relevantes para pretensas transformações sociais.
O Moacir Gadotti analisa o passado que está presente em algumas das teorias que orientam a educação atual. Então o autor faz uma visita ao passado, pois para entender o futuro é preciso revisitar o passado, diz Gadotti. As fontes analisadas começam na educação tradicional e a educação nova, iniciada na obra de Rousseou, em ambas, há idéias universalmente difundidas, entre elas a de que não há idade para se educar, de que a educação se estende pela vida e que ela não é neutra.
A internacionalização da educação é uma outra etapa vista. A tese de uma educação internacional já existia desde 1899, no século XIX. No século final do século XX, o fenômeno da globalização deu um novo impulso à idéia de uma educação igual para todos, não como uma visão social de educação ou justiça social, mas apenas como um currículo comum para todos.
Diz o autor: cabe à escola amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural. Ser PROVOCADORA e não só receptora. Construir e reconstruir conhecimento elaborado. A Escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, e não descriminando o pobre. O papel da escola pode e deve ser ensina o que é o poder no exercício da cidadania.
E neste contexto o educador é um mediador do conhecimento diante do aluno que é o sujeito da sua própria formação.
O Gadotti finaliza seu texto respondendo a pergunta: o que é ser professor hoje?
Ele responde: Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo, conviver, é ter consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para humanidade sem educadores.
Os professores fazem fluir o saber, porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mas produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis.
E digo neste momento seria bem-vinda a reorganização do movimento dos educadores que permitisse o aprofundamento da analise da situação da educação brasileira, para arregimentar forças para uma grande mobilização nacional capaz de traduzir em propostas concretas a defesa de uma educação pública de qualidade acessível a todos os brasileiros.






terça-feira, 30 de novembro de 2010

Canção da América - Milton Nascimento



O MILTON NASCIMENTO EXPRESSOU EM SUA CANÇÃO A MAIOR DECLARAÇÃO DE AMOR A UM AMIGO - ESSA CANÇÃO É SÍMBOLO MAIOR DO MEU AMOR POR TODOS OS MEUS GRANDE AMIGOS POR TODA A MINHA VIDA E EXISTÊNCIA EM SEUS PENSAMENTOS.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

De um OPERÁRIO para uma MULHER!


O Brasil elegeu um operário presidente LULA e agora elegeu uma grande mulher para ser a nossa presidenta! Derrubando barreiras do preconceito. Parabéns ao povo brasileiro e a nosso grande país chamado Brasil!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GANHAMOS MAIS UMA VEZ! CREDE 20!

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga a relação de escolas da rede estadual de ensino que, por seus resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) de 2009, farão jus ao Prêmio Aprender Pra Valer, conforme Lei nº 14.484 de 8 de outubro de 2009. A Escola de Ensino Médio Deputado Antonio Leite Tavares, no Distrito de Iara, Barro foi a unica escola do CREDE 20 a ser premiada nesta avaliação da SEDUC ficando com media geral de ensino 22.1. Parabens a todos que fazem a escola da Iara.
O Prêmio Aprender Pra Valer consiste na premiação do quadro funcional de todas as escolas que alcançarem as metas anuais de evolução de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio, definidas pela Seduc tendo por referência os resultados do Spaece.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

COMIDA NORDESTINA - DELICIA!


Esprema a mandioca no espremedor de purê. Leve-a ao fogo, acrescente a manteiga, o leite, o sal e tempere a gosto...
Ingredientes
500 grama(s) de mandioca cozida
50 grama(s) de manteiga
1/2 cebola média ralada
1 xícara(s) de chá de leite
100 grama(s) de queijo mussarela ou parmesão ralado
200 grama(s) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Esprema a mandioca no espremedor de purê. Leve-a ao fogo, acrescente boa parte da manteiga, o leite, o sal e tempere a gosto. Reserve.Em outra panela, leve ao fogo a cebola com uma colher de manteiga e acrescente a carne-seca já desfiada. Refogue por aproximadamente 3 minutos.Em um recipiente alto untado com manteiga, coloque metade da massa, o refogado de carne-seca acima e cubra com o resto da massa.Leve ao forno para gratinar polvilhando o queijo por cima.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

OS DERROTADOS DA ELEIÇÃO


A guerra acabou. Dilma Rousseff é presidente do Brasil. Para chegar até aqui, teve que enfrentar uma das batalhas mais violentas da história da República. E venceu.
Derrotou não só seu adversário, José Serra, mas também um exército implacável, cruel e muito poderoso: os principais grupos de comunicação do país. Estes são os grandes derrotados nesse dia de glória para a democracia.
Os milhões de votos recebidos pela candidata petista são a prova gigantesca de que os brasileiros nunca mais se deixarão ser manipulados. Nem permitirão ser tratados como gente ignorante. O povo, definitivamente, não é bobo.
Durante meses, houve um bombardeio incessante de manchetes, chamadas, apelos, boatos e factoides. Um massacre impiedoso, orquestrado. Em fiapos de verdade, urdiram uma rede de mentiras e preconceitos.
Não bastou ser atacada durante o horário eleitoral gratuito. Isso faz parte do jogo. Infame foi ser fustigada diariamente pela propaganda política voluntária dos barões da mídia.
Dilma Rousseff e milhões de brasileiros enfrentaram o maior jornal do país, a Folha de S.Paulo. E a maior emissora de TV, a Globo. A revista de maior tiragem, a Veja. Nessa tropa de choque incansável também perfilam os jornais O Estado de S.Paulo e O Globo. Turma da pesada.
Nos próximos dias, sempre às 10h e às 16h, vamos usar este espaço para detalhar a forma como esses derrotados agiram do alto de seus palanques. Como pisotearam a liberdade de imprensa.
Cada um com seus soldados. Ou capangas. Tanto poder para quê? Tanta arrogância, fulminada pela força das urnas. Os que escrevem e entrevistam e ditam editoriais ficaram mudos. Quem manda, senhores do universo, é quem lê, quem ouve, quem vê. Os vitoriosos. Deste Brasil.

Globo: o altar do sacrifício perdeu.

As Organizações Globo agiram como um partido de oposição durante as eleições que levaram Dilma Rousseff à presidência da República.
Preferiam continuar aliados ao candidato das elites, como sempre estiveram durante a ditadura militar e os governos Collor, Itamar e FHC. Mas perdeu, playboy.
O jornal O Globo virou um panfleto diário. Sem nenhum pudor, estampou um ódio incontido ao governo Lula e à sua candidata. Mas foi na bancada do Jornal Nacional que se ergueu o altar do sacrifício petista.
O padrão Globo de qualidade é fácil de entender. Consiste em tratar escândalos conforme a coloração partidária e os interesses da firma.
O caso Erenice Guerra mereceu do JN 35 sangrentos minutos de reportagem só na primeira semana de repercussão. Já a denúncia envolvendo o aloprado tucano Paulo Preto teve uma única reportagem, quase nada.
Em sua entrevista de dez minutos ao vivo no JN, Dilma Rousseff ficou infinitos 4 minutos e 40 segundos respondendo sobre aborto. Mais 3 minutos e 25 segundos falando sobre a onipresente Erenice.
Ao final, teve tempo para responder a mais uma perguntinha. José Serra pode discorrer levemente sobre nove questões. Isso, sim, é tratamento diferenciado.
Com a vitória de Dilma, vai ser constrangedor o olhar de William Bonner e Fátima Bernardes. Cúmplices que são, nem vão tocar no assunto de como espremeram e destrataram a presidente eleita.
E tanta gentileza e profissionalismo com o candidato da família Marinho. Em vão.
São pagos pra isso, têm filhos para sustentar. Ok. Podem levar essa derrota pra casa. E convidar Arnaldo Jabor e Merval Pereira para jantar. Haja estômago. Mas amigos são fundamentais na hora da derrota.
Daqui a pouco, às 16 horas, volto com o raio-x dos outros derrotados da eleição.
Temos muito a passar a limpo.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VOTE PELO BRASIL DE TODOS NÓS!


Meus Amigos faltam 2 dias para nós brasileiros, escolher e decidir dois projeto de governo o do Presidente LULA e do FHC, votar em DILMA 13, é a continuidade do quer esta dando CERTO, o projeto o Brasil de Todos Nós! Votar no Serra, é um grande retrocesso para o Brasil e para o NOSSO NORDESTE! O Brasil conquistou grande vitórias nas áreas: Economica e Sociais. Agora é nossa vez de agradecer ao Presidente LULA tudo o que ele fez pelo Brasil e seu povo. Então do dia 31, VOTE PELO BRASIL DE TODOS NÓS! VOTE DILMA! VOTE 13!

Saudações para todos !!! Prof. Wilson Cabral.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Abstêmio, D. Pedro 1º era "grande namorador" e andava com "amigos de reputação duvidosa"


Figura central da Independência do Brasil, Dom Pedro 1º desperta paixões e dúvidas entre os historiadores. Mesmo a historiografia oficial o retrata de maneira controversa – um príncipe caprichoso, exímio músico, amante da equitação e um mulherengo inveterado. No entanto, era abstêmio.

“Dom Pedro foi um meteoro que cruzou os céus da história numa noite turbulenta. Deixou para trás um rastro de luz que ainda hoje os estudiosos se esforçam por decifrar. Viveu pouco, apenas 35 anos, mas seu enigma permanece nos livros e nas obras populares que inspirou”, descreve o jornalista Laurentino Gomes, que lançou 1822 em que faz “uma grande reportagem” sobre o processo de independência do país.

“Nasceu e morreu no mesmo quarto no Palácio de Queluz. Um quarto simbolicamente chamado ‘D. Quixote’. E não haveria local mais adequado para um personagem tão quixotesco quanto D. Pedro”, teoriza.


Dom Pedro 1º namorou até uma freira
“Além das duas mulheres oficiais – as imperatrizes Leopoldina e Amélia – teve mais de vinte amantes conhecidas, que incluíam escravas do palácio, senhoras da corte, mulheres casadas, dançarinas e atrizes, uma vendedora de louças e até uma freira do Convento da Esperança da Ilha Terceira, no Arquipélago dos Açores”, conta Laurentino, que pesquisou entre mais de 80 livros, além das 150 fontes que utilizou para escrever 1808, seu primeiro título.

Em entrevista por e-mail ao UOL Educação, Laurentino também contou que o grande amor da vida do primeiro imperador brasileiro foi a Marquesa de Santos, a paulista Domitila de Castro de Canto e Melo. “Grande namorador”, como o jornalista se refere ao primeiro imperador, ele também levou um caso com a irmã de Domitila, Maria Benedita, que depois ganharia o título de Baronesa de Sorocaba.

Com suas mulheres oficiais e as amantes, sabe-se que Dom Pedro teve pelo menos uma dúzia e meia de filhos. “Mas, curiosamente, assumiu e reconheceu todos eles, incluindo os bastardos”, diz o autor de 1822. “Dom Pedro era um pai amoroso e atento às necessidades dos filhos, como mostram as cartas e bilhetes que trocava com eles. Alguns eu reproduzo no meu livro.”

Liberal, Dom Pedro 1º admirava Napoleão
Para Laurentino, o imperador foi “um personagem à frente do seu tempo”. Admirador de Napoleão – o mesmo que fizera com que a Família Real fugisse para o Brasil em 1808 –, “tinha um discurso liberal, mas uma índole autoritária”.

“Fechou a constituinte em 1823 porque os deputados não se curvaram à sua vontade e, no ano seguinte, outorgou ao Brasil uma das constituições mais liberais e avançadas da época”, exemplifica o autor que retrata Dom Pedro como “um homem de idéias próprias e bem diferentes daquelas defendidas pelo seu pai, D. João VI, e a mãe, Carlota Joaquina”.

Questionado sobre a importância de José Bonifácio, conhecido como o Patriarca da Independência, Laurentino diz: “Com a ajuda dele, o jovem príncipe de apenas 23 anos conseguiu manter o país unido naquele momento em que os riscos de uma guerra civil e de separação das diferentes províncias eram enormes”.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

HOMENS e RATOS


O povo brasileiro ficou pensando no tempo dos ratos período em que os ratos do poder pensavam que o povo era só um mérito acaso na casualidade das suas pretensões de poder.
O agora é fato mais sem memória o povo pensa nos ratos e seus feitos no presente e não no passado que de fato é um fato real para os ratos no poder de fato. Os ratos ficam com o povo desde o descobrimento a mais de 500 anos, corroeram os homens de bem e ficaram com o dinheiro de fato e suas riquezas sem fim.
Teve um tempo que os ratos fizeram o bolo crescer diziam eles que depois dividiam mais de fato ficaram com tudo e para os homens nada restaram a não ser a miséria de fato.
Quando os homens pensaram em votar em um filho dos homens os ratos pela TV inventaram um super-rato para engana de novo os homens sem memória do passado o rato colorido corrupto por sua própria natureza no planalto estalou uma quadrinha de ratos para fazer de fato uma elite de ratos no comando de todos os homens.
Demorou os homens entenderem que de fatos eles deveriam eleger um homem do meio de seu povo filho da miséria e dos trabalhadores de um país que precisava de um homem que fosse o cara.
Finalmente o filho dos homens e não dos ratos chegou lá para muda a história com sua própria história de um homem do povo que é a cara deste mesmo povo.
Os ratos intelectuais que por uma sigla ficaram conhecidos por fhc pensaram em voltar para o poder com um rato de pouco cabelos e sorriso de gabiru.
Os homens e mulheres de bem desta nação recuperam a memória dos tempos do rato fhc que vendeu parte da nação e até hoje ninguém sabe onde os ratos levaram o dinheiro das riquezas deste tempo.
O homem que é o cara uma mulher brasileira de fato elegeu com direito de fato a governa todos os homens e ratos em um país que finalmente busca a justiça social para todos sem diferença racial.
Governa Dilma, pois esse país é de todos nós! Uma nação de cara nova construída em oito anos e para ser oitenta anos de poder. Todos os homens reconheceram que o homem fez sua parte para muda esse país.
Esse Cara vez a diferença um homem chamado:
Luis Inácio LULA da Silva.
VIVA AO POVO BRASILEIRO!

Bancos ganham R$ 10 bi no 2º trimestre e lideram lucros no Brasil

O setor de bancos foi o mais lucrativo entre as empresas de capital aberto (com ações na Bolsa) do país no segunto trimestre. Os 25 bancos com papéis na Bovespa lucraram R$ 10,1 bilhões e ficaram na frente do setor de petróleo e gás, que ganhou R$ 8,5 bilhões e veio em segundo.
Os dados são da consultoria Economatica. Foram examinados 23 setores, totalizando 321 empresas brasileiras de capital aberto.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o lucro dos bancos subiu 18,38% (no segundo trimestre de 2009, os 25 bancos haviam ganho R$ 8,5 bilhões). No geral, o lucro de todos os setores evoluiu 35%, passando de R$ 33 bilhões no segundo trimestre de 2009 para R$ 44,7 bilhões no segundo trimestre deste ano.
Quinze setore tiveram alta no lucro, sete reduziram seus ganhos e um teve prejuízo (agronegócio e pesca, que perdeu R$ 10,4 milhões no segundo trimestre).
O segundo setor mais lucrativo no segundo trimestre de 2010 foi o de petróleo e gás, com quatro empresas. A área lucrou R$ 8,5 bilhões neste trimestre, contra R$ 7,7 bilhões no mesmo período de 2009, o que representa um crescimento de 10,9%. A Petrobras sozinha responde por R$ 8,2 bilhões desse lucro.
O estudo foi elaborado com base nos demonstrativos financeiros apresentados pelas empresas à CVM (Comissão de Valores Mobiliários, que regula a Bolsa).
Os demonstrativos utilizados são os originais, ou seja, foram desconsiderados os que eventualmente tenham sido revisados e reapresentados com o demonstrativo do ano seguinte.
As mudanças na contabilidade das empresas, determinada pela Lei 11.638, de 2007, podem prejudicar a comparação entre datas diferentes. Na pesquisa não foram eliminadas essas eventuais distorções. Os valores sao nominais, sem correção da inflação.

sábado, 31 de julho de 2010

AMIGOS

No Aurélio a definição de Amigo indivíduo unido a outro por amizade, colega, companheiro, amador, amante, amásio, defensor, protetor, partidário, simpatizante, aliado. Amicíssimo. E minha Amizade com Compadre Geraldo e o Dr. Edson, professor? Como definir?
O Milton Nascimento em sua canção, um hino aos Amigos “Canção da América” diz: Amigo é coisa para se guardar; Debaixo de sete chaves; Dentro do coração. A musica define muito bem a relação de Amizade entre pessoas unidos por laços de respeito mútuo e amor fraterno.
Compadre Geraldo, meu Amigo e Compadre padrinho de meu filho Wilson Benício, desde o primeiro momento de nossa amizade a lealdade e alegria de seu sorriso faz parte de minha vida. Diz uma lenda chinesa que amizades verdadeiras são como árvores de raízes profundas: nenhuma tempestade consegue arrancar. Compadre Geraldo, meu grande Amigo! Você é essa árvore firme e forte que a cada ano que passa fica mais forte em nossa Amizade as raízes levam a seiva para os nossos corações para cada vez mais fortalecer a nossa Amizade. Meu irmão, compadre e Amigo.
Edson, meu Amigo alguns amigos o chamam de Negão, sempre chamei de Edson ou Nego Rico! No Distrito de Santo Antônio, onde teve inicio toda a nossa Amizade através do nosso trabalho e deixemos grandes amigos. A viagem na D20, todos os dias para a escola no distrito. O prazer dos banquetes não está nos pratos, mas nos amigos que nos acompanham à mesa. Na mesa de minha simples casa Você sempre vai ter um lugar para o prazer de estarmos em família, meus filhos, esposa, eu e um grande Amigo. A canção de Milton diz: Amigo é coisa para se guardar; No lado esquerdo do peito – bem perto do coração. E Você Amigo, mora no meu coração.
As palavras ficam poucas para definir e descrever o valor real da verdadeira amizade, mais ao mesmo tempo expressa um sentimento profundo do nosso pensamento como um homem que valoriza os seus Amigos Eternos, no coração.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O Barro e os Deputados

Em quatro e quatro anos vêm novos deputados para o povo do Barro, votar, então em 2010 não vai ser diferente mais uma vez aparecerá novos candidatos a deputado estadual e federal. Eu pergunto o nome do deputado estadual ou federal que você votou (não precisa dizer o número ou a legenda) na última eleição em 2006. Com certeza a grande maioria não saberá nem o nome imagine o número dos candidatos que votou. Por que isso acontece? Você já se fez essa pergunta? Será que é porque eles somente andam em nossa cidade no período eleitoral? Mais porque isso acontece?
Vamos juntos relembrar as últimas eleições em 2006, tínhamos candidatos dos dois lados políticos da época, cada um com os seus deputados entre eles o atual presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, ambos elegeram deputados estaduais e federais. Destes quantos andaram em nossa cidade depois das eleições – de ambos os lados ou partidos. Qual o projeto que foi apresentado por eles na Assembléia Legislativa Estadual ou na Câmara dos Deputados Federais para beneficiar nossa gente ou nossa cidade.
Os historiadores sempre dizem que um povo sem memória é um povo destinado a cometer os mesmos erros do passado. Então povo da cidade chamada Barro CUIDADO, pois em 2010, mais uma vez vamos votar em deputado e se não tivermos cuidado vamos cometer o mesmo erro das eleições passadas e eleger pessoas que não tem nenhum compromisso com nossa gente e principalmente com a região do Cariri.
Vamos aqui lançar um desafio para todos que realmente ama e gosta desta cidade e da nossa região o Cariri, mais particularmente a região centro sul, porque não votar somente em candidatos da região do Cariri, tanto deputado estadual e federal. CHEGA! De votar em candidatos da região metropolitana de Fortaleza. VAMOS JUNTOS DIZER NÃO! Ou é do Cariri ou nós NÃO VOTAMOS!
Mais uma vez vamos lembrar do passado, quando o Barro teve até deputado federal e estadual. Lembra? Neste período mesmo não sendo do mesmo lado político o senhor Januário Feitosa (foi deputado estadual e federal) e o Antonio Tavares (foi deputado estadual) fizeram muita coisa por nossa cidade e gente. Imagine se tivessem do mesmo lado e sabemos que faltou pouco para isso acontecer (dizem). Se em 1981, ambos tivessem o mesmo candidato para prefeito. Mais a história é viva e não para de acontecer novos fatos políticos ou não.
Então desde JÁ! E AGORA! Temos que pensar nesta idéia ou proposta para que quando chegar 2010, não venha com seus DEPUTADOS de FORA para nós votarmos! Si não for do Barro, pelo menos da NOSSA REGIÃO DO CARIRI!
UNI – VOS! Povo do Barro. Saudações para Todos os filhos desta Terra chamada Barro.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Internacionalização da Amazônia.



Resposta de Cristóvam Buarque - Em um debate numa Universidade americana, Cristóvam Buarque, ex-governador de Brasília, foi perguntado sobre o que pensava da internacionalização da Amazônia.Quem perguntou disse que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Esta foi a resposta de Cristóvam Buarque:"Como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazônia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse patrimônio, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazônia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade. Se sob uma ética humanista, a amazônia deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro. O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazônia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extração de petróleo e subir ou não o seu preço. Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazônia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazônia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação. Antes mesmo da Amazônia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo gênio humano. Não se pode deixar que esse patrimônio cultural, como o patrimônio natural amazônico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país. Neste momento, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milênio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos Estados Unidos. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza especifica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro.Se os Estados Unidos querem internacionalizar a Amazônia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos todos os arsenais nucleares dos Estados Unidos. Até porque eles já demonstraram que são capazes de usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os candidatos a presidência dos Estados Unidos em defendido a idéia de internacionalizar as reservas florestais do mundo em troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cada criança do mundo tenha possibilidade de comer e de ir a escola. Internacionalizemos as crianças tratando todas elas como patrimônio que merece cuidados do mundo inteiro, ainda mais do que merece a Amazônia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um patrimônio da humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, ou que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!"

quinta-feira, 29 de abril de 2010

TIME APONTA LULA COMO O MAIS INFLUENTE LIDER DO MUNDO.


A revista norte-americana Time colocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no topo de sua lista das pessoas mais influentes do mundo, divulgada hoje no site da publicação. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, aparece em quarto no levantamento, realizado anualmente.
Em texto assinado pelo documentarista norte-americano Michael Moore, a Time qualifica Lula como "um filho legítimo da classe trabalhadora da América Latina" e lembra alguns aspectos de sua trajetória. A reportagem da revista nota que Lula decidiu entrar na política após perder a esposa no oitavo mês de gravidez, junto com o bebê, por não ter como bancar "um serviço médico decente". "Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem um bom sistema de saúde, e elas darão muito menos trabalho para vocês", defendeu a Time.
"O que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano", afirmou Moore.
O ranking da Time é dividido em alguns tópicos e Lula lidera na categoria Líderes (além de ser o primeiro da lista geral). Outros políticos citados entre os líderes são Obama, em 4º, o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, em 7º, e a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, em 8º lugar.
Entre os "Heróis", o topo ficou para o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, elogiado por seu papel como enviado da ONU no Haiti desde 2009.
Entre os artistas, o topo ficou com as mulheres: a escolhida foi a cantora pop Lady Gaga. Em terceiro lugar ficou Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar de melhor filme e melhor direção, pelo filme Guerra ao Terror. Em seguida, aparece a apresentadora Oprah Winfrey. Entre os pensadores, o topo da lista ficou para a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.

domingo, 28 de março de 2010

Popularidade de Lula bate recorde, mostra Datafolha.

A nove meses de deixar o governo e em campanha aberta para eleger Dilma Rousseff sua sucessora, o presidente Lula atingiu a sua melhor avaliação desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2003: 76% da população consideram seu governo ótimo ou bom.
A informação consta em reportagem publicada na Folha neste domingo e disponível para assinantes do jornal e do UOL.
Trata-se de um recorde para um presidente desde que o Datafolha iniciou o levantamento, em 1990. Realizada entre 25 e 26 de março, foi a terceira pesquisa seguida de oscilação positiva. Nos últimos sete anos, os resultados coincidem com a melhora nos indicadores socioeconômicos.
LULA É O BRASIL E DILMA É TODOS NÓS!

sexta-feira, 26 de março de 2010

A carta de Pero Vaz de Caminha.


A primeira discussão no primeiro momento sobre a carta do português que tinha como função escrivão da armada de Pedro Álveres Cabral, sobre “achamento” ou descobrimento do Brasil, como disse o próprio Pero Vaz ao rei de Portugal sobre achamento das novas terras para a coroa portuguesa em nome da civilização, pois qualquer cultura fora da Europa era vista como não civilizada a teoria Eurocêntrica. O povoamento das Américas há vários séculos antes dos portugueses chegarem ao Novo Mundo, como chamaram essas terras alem mar, se deu através do Estreito de Bering que ligava a America do Norte a Ásia, uma ponte de gelo quer ligou esses dois mundos.
Então os portugueses de fato somente vieram tomar posse das terras “Brasis” como disse o grande Darcy Ribeiro no seu livro “O povo Brasileiro”. A Carta escrita por Pero Vaz de Caminha tem como principais pontos o mapeamento das condições e possibilidades da terra e a segurança de tornar a nova terra em propriedade portuguesa, além de tornar a posse pública. Assim as novas terras seriam conquistadas pelos mesmos aos poucos pela exploração das riquezas existente no século XVI, pelos conquistadores e exploradores.
Apesar de tudo a Carta não deixa de ser um laboratório formidável para pesquisa como o primeiro documento oficial da historia do Brasil. Analisando a passagem “Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade” percebe-se na introdução do autor a forte hierarquização e a posição subalterna do relator. O trecho evidencia que o relator tem um propósito descrever a terra com um interesse específico de informar o rei sobre as possibilidades de exploração. E todo o tempo há uma reverência seja ao rei, seja ao capitão, seja à Igreja, mostrando que o relator não relata algo de seu interesse pessoal, mas deu interesse maior de um Estado, o português e de uma entidade religiosa, a Igreja. Isso mostra que os interesses na nova terra não são individuais, mas sim de todo um projeto de exploração, já que Caminha relata toda visita para outras pessoas que não estavam ali presentes, por isso ele tenta a maior objetividade e clareza possível para atender os interesses da Coroa.
Assim, por meio da sua narrativa o leitor parece entrar numa máquina do tempo e presenciar o momento em que portugueses e índios se encontraram no litoral baiano, quinhentos anos atrás. O Darcy, na introdução do seu livro, descreve o encontro entre os índios e os portugueses – os índios limpos e cheirosos e os portugueses sujos e fedorentos e com escorbuto doença causada pela falta de vitamina C.

A carta apresenta também um duplo valor histórico. De um lado, tem a importância de ser o registro documental do descobrimento ou da entrada do Brasil na história universal, constituindo uma espécie de certidão de nascimento do nosso país. De outro, tem o mérito de revelar que a história se faz também a partir de fatos corriqueiros (como o "baile" organizado por Diogo Dias e seu gaiteiro), protagonizados por pessoas comuns e sem intenções de grandiosidade e heroísmo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Escola Antonio Tavares ganha mais um Prêmio.


Governo do Estado do Ceará, entrega prêmio aos vencedores da competição websites hoje terça-feira dia 16, em Fortaleza no Pálacio Iracema com a presença do Governador Cid Gome e da Secretaria de Educação Izolda Cela. Ao todo serão entregues 32 computadores que irão premiar alunos e orientadores de cinco escolas, sendo três do Ceará e duas de São Paulo. O valor total da premiação supera os R$ 45 mil. Na categoria até 15 anos a Escola Deputado Antônio Leite Tavares, em Barro, com o site “Não à automedicação” foi primeiro lugar. As duas outras escolas premiadas são do Estado de São Paulo. O professor Francisco Edson Pereira Ferreira, foi o orientador do projeto, ganhando um notebook e os alunos computadores no total de seis computadores. Escola Antonio Tavares tem orgulho de ser uma escola pública, pois é o que sabemos ser! E estamos entre as melhores escola do Estado do Ceará. A primeira edição do ThinkQuest Brasil teve categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, e acima de 16 anos. Cada equipe teve entre três e seis integrantes. Um colegiado de juízes definiu as equipes vencedoras. Para avaliarem os melhores grupos foram usados critérios como conteúdo, organização, originalidade, relevância educacional, impacto global e estrutura do site, entre outros. Confira o primeiro colocado em cada categoria Nível Estadual:
1º Lugar Título do site: Não à automedicaçãoEquipe: Química & CiaEscola: EEFM Deputado Antônio Leite Tavares (Barro) Orientador: Professor Edson Pereira Ferreira Alunos: Ana, Artur, Fábia, José, Natali, Pedro.

domingo, 14 de março de 2010

FAMILIA


Elisangela, família não se ganha, família se faz, se cria; é o amor, é a união que forma laços familiares fortes que irão atravessar o tempo e o espaço.Na verdade não é o possuir o mesmo sangue que faz uma família, o que une a todos é a comunhão espiritual.Quando aqui na Terra nascemos, nem sabemos quem são nossos pais. Conforme crescemos vamos todos aprendendo a nos conhecer.Claro que já nos conhecíamos através do espírito, mas quando aqui reencarnamos nos é dado o esquecimento, de maneira que possamos aparar as arestas que porventura ainda possam existir.Essa reunião de espíritos familiares em um mesmo lugar ou em uma mesma família se dá com as bênçãos de Deus, pois essa mãe, hoje em dia tão querida; esse filho, hoje em dia tão guardado, tão amado ou esse pai, esse avô, essa avó que tanto prezamos, de quem tanto gostamos, pode ter sido um desafeto nosso em vidas anteriores, e por que não?Por que acharmos que todos aqueles familiares que nos rodeiam foram nossos entes queridos em encarnações anteriores?Prestem atenção ao fato de que uma família é composta por vários membros e é querer iludir-se acharem que todos se dão bem.Prestem atenção, olhem bem à sua volta, e vejam que onde pensavam existir amor, existe a inveja; onde pensavam ver bondade, tolerância, o que existe na realidade é falsidade, pois o que se encontra dentro daquele ser aparentemente bondoso é hipocrisia.Não se iludam, os laços familiares nem sempre unem somente aqueles que se amam. Na grande maioria das famílias existentes na Terra o que existe mesmo é muita dissimulação da parte de todos, por sentirem obrigação de se tolerarem mutuamente, afinal, pensamos, somos uma família. Filhos, família são todos aqueles a quem amamos, são todos aqueles a quem respeitamos, são todos os filhos de Deus que foram colocados sobre a Terra. Nós, dentro do nosso egoísmo, é que nos fechamos em nosso pequeno núcleo familiar, mas lembrem-se que aos olhos de Deus somos todos irmãos, sem raça, sem credo e sem cor, simplesmente irmãos, filhos de um mesmo Pai, imutável e eterno. Nossa Familia faz parte deste mundo, mais sendo verdadeiramente fruto do NOSSO AMOR ETERNO - amo vocês por toda minha existencia ou vida aqui ou no paraíso divino.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O Estado Laico

Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se "neutro" e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Desta forma, no Estado laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas. Não há perseguição religiosa.Em alguns países laicos, o governo cria normas para dificultar manifestações religiosas em público.O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.
O laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. Não deve ser confundida com o ateísmo de Estado.
Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado.
Esta corrente surge a partir dos abusos que foram cometidos pela intromissão de correntes religiosas na política das nações e nas Universidades pós-medievais. A afirmação de Max Weber de que "Deus é um tipo ideal criado pelo próprio homem", demonstra a ânsia por deixar de lado a forte influência religiosa percebida na idade média, em busca do fortalecimento de um Estado laico. O laicismo teve seu auge no fim do século XIX e no início do século XX.
A palavra laico é um adjetivo que significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas. Politicamente podemos dividir os países em duas categorias, os laicos e não laicos, em que nos países politicamente laicos a religião não interfere directamente na política, como é o caso dos países ocidentais em geral. Países não laicos são teocráticos, e a religião tem papel ativo na política e até mesmo constituição, como é o caso do Irão e do Vaticano, entre outros.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Deus e os Homens.

"Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer. Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."

PROFESSOR: UMA NOVA REALIDADE

                                                         UMA NOVA REALIDA As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são ativida...