sexta-feira, 15 de abril de 2011

Eric Hobsbawm: Lula ajudou a mudar o equilíbrio do mundo!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "ajudou a mudar o equilíbrio do mundo ao trazer os países em desenvolvimento para o centro das coisas", opinou o historiador britânico Eric Hobsbawm, 94 anos. Ícone da historiografia marxista.


Ele se reuniu na última quarta-feira (13.04) com Lula na residência do embaixador brasileiro em Londres, Roberto Jaguaribe. O convite foi feito pela equipe de Lula.
Autor do clássico "Era dos Extremos", Hobsbawm é considerado um dos maiores intelectuais vivos. Na saída da embaixada, ele deu uma rápida entrevista quando já estava sentado no banco de trás do carro, ao lado da mulher. Falando com dificuldade, o historiador teceu elogios ao governo Lula e disse que espera revê-lo mais vezes. O encontro durou cerca de uma hora e meia.
"Lula fez um trabalho maravilhoso não somente para o Brasil, mas também para a América do Sul." Em relação ao seu papel após o fim do seu mandato, Hobsbawm afirmou que, "claramente Lula está ciente de que entregou o cargo para um outro presidente e não pode parecer que está no caminho desse novo presidente".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A vitória no supremo é nossa, é dos professores! Tem que valer!

O Supremo Tribunal Federal, sensível ao clamor dos professores e de suas entidades representativas (APEOC/CNTE) decretou no dia de ontem (06 de abril) quarta-feira, por 7 votos a 2, que todos os estados e municípios brasileiros deverão cumprir integralmente a Lei do Piso Salarial dos Professores.
Ontem foi um dia histórico para a educação pública brasileira. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, que contestava a Lei do Piso (11.738/08), impetrada por governadores de cinco estados, foi votada no Supremo Tribunal Federal (STF), e vitoriosos saíram os educadores da rede básica pública do nosso país.
Os diretores do Sindicato APEOC Juscelino Linhares (também diretor da CNTE), Sérgio Bezerra e Marcos Fábio Matos acompanharam o julgamento no Plenário do STF. Aqui em Fortaleza, os professores acompanharam o julgamento no telão instalado no auditório Paulo Freire do Sindicato APEOC. Várias foram as reuniões e audiências realizadas pelos sindicalistas, em Brasília, com ministros do Supremo, deputados e senadores até que a histórica vitória da categoria fosse alcançada ontem, dia 06 de abril 2011.
“O Sindicato APEOC e a CNTE comemoram a vitória diante da decisão do STF, entendendo que a luta pela valorização dos trabalhadores em educação continua em novo patamar - cobrando a efetivação da Lei em sua integralidade pelos Estados e Municípios, particularmente pelo governo do Ceará, um dos subscritores da ADI”, declara o professor Anízio Melo, presidente do Sindicato dos trabalhadores em educação no Ceará (APEOC).



O PISO É CONSTITUCIONAL, TEM QUE VALER!

SINDICATO APEOC/CNTE/CUT

PROFESSOR: UMA NOVA REALIDADE

                                                         UMA NOVA REALIDA As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são ativida...