sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Quem sou como professor e aprendiz.

Desde 1998, que sou professor da rede estadual do Estado do Ceará, leciono História mais já ensinei Geografia, Filosofia, Sociologia, polivalente no Telensino e na EJA. Sempre pensei que não podemos partir do pressuposto de que a inteligência seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações. Temos que considerar o aluno como aquele que tem uma vivência que vai para além do processo receptivo à informação dada pelo professor.
É indispensável uma intervenção do “professor”, como mediador, entre os diferentes discursos, confrontação de métodos ou observação para que possa “ouvir” quais necessidades a serem suprimidas, ou até mesmo reconhecer seu limite e analisar a sua conduta com seus alunos. A sala de aula é esse espaço que diariamente professor e alunos se encontram para a busca de novos conhecimentos e ambos levam do seu cotidiano suas experiências. Mais há a necessidade de ouvir o outro que me ouve. É necessário, para tanto, apre(e)nder a condição de ser “professor”, a partir do vivido nas relações cotidianas de sala de aula, buscando a transformação, o crescimento e o desenvolvimento do profissional “professor”.
Como diria o nosso Educador Paulo Freire, qualquer pessoa pode ser professor mais ser um Educador transformador são poucos que de fato tem essa condição de ser um agente transformador da realidade da sociedade. Pois, enquanto sou Educador Transformador não abandono, ou perco ou recuso as minhas multiplicidades: como ser amigo, educador, parte de uma real sociedade e principalmente humano. Só assim vejo meu reflexo, do qual aprendi perceber e, também, o corrigir, num intercâmbio que o ser Educador proporcionou, no meu ver, o mais importante: as “trocas” criativas que enriquecem, constituem e constroem a condição de ser professor educador e transformador desta sociedade.
É fundamental hoje planejar e flexibilizar, no currículo de cada curso, o tempo e as atividades de presença física em sala de aula e o tempo e as atividades de aprendizagem e novos materiais didáticos. Só assim avançaremos de verdade e poderemos falar de qualidade na educação e de uma nova didática do Professor Educador e Transformador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROFESSOR: UMA NOVA REALIDADE

                                                         UMA NOVA REALIDA As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são ativida...