domingo, 28 de março de 2010

Popularidade de Lula bate recorde, mostra Datafolha.

A nove meses de deixar o governo e em campanha aberta para eleger Dilma Rousseff sua sucessora, o presidente Lula atingiu a sua melhor avaliação desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2003: 76% da população consideram seu governo ótimo ou bom.
A informação consta em reportagem publicada na Folha neste domingo e disponível para assinantes do jornal e do UOL.
Trata-se de um recorde para um presidente desde que o Datafolha iniciou o levantamento, em 1990. Realizada entre 25 e 26 de março, foi a terceira pesquisa seguida de oscilação positiva. Nos últimos sete anos, os resultados coincidem com a melhora nos indicadores socioeconômicos.
LULA É O BRASIL E DILMA É TODOS NÓS!

sexta-feira, 26 de março de 2010

A carta de Pero Vaz de Caminha.


A primeira discussão no primeiro momento sobre a carta do português que tinha como função escrivão da armada de Pedro Álveres Cabral, sobre “achamento” ou descobrimento do Brasil, como disse o próprio Pero Vaz ao rei de Portugal sobre achamento das novas terras para a coroa portuguesa em nome da civilização, pois qualquer cultura fora da Europa era vista como não civilizada a teoria Eurocêntrica. O povoamento das Américas há vários séculos antes dos portugueses chegarem ao Novo Mundo, como chamaram essas terras alem mar, se deu através do Estreito de Bering que ligava a America do Norte a Ásia, uma ponte de gelo quer ligou esses dois mundos.
Então os portugueses de fato somente vieram tomar posse das terras “Brasis” como disse o grande Darcy Ribeiro no seu livro “O povo Brasileiro”. A Carta escrita por Pero Vaz de Caminha tem como principais pontos o mapeamento das condições e possibilidades da terra e a segurança de tornar a nova terra em propriedade portuguesa, além de tornar a posse pública. Assim as novas terras seriam conquistadas pelos mesmos aos poucos pela exploração das riquezas existente no século XVI, pelos conquistadores e exploradores.
Apesar de tudo a Carta não deixa de ser um laboratório formidável para pesquisa como o primeiro documento oficial da historia do Brasil. Analisando a passagem “Todavia tome Vossa Alteza minha ignorância por boa vontade” percebe-se na introdução do autor a forte hierarquização e a posição subalterna do relator. O trecho evidencia que o relator tem um propósito descrever a terra com um interesse específico de informar o rei sobre as possibilidades de exploração. E todo o tempo há uma reverência seja ao rei, seja ao capitão, seja à Igreja, mostrando que o relator não relata algo de seu interesse pessoal, mas deu interesse maior de um Estado, o português e de uma entidade religiosa, a Igreja. Isso mostra que os interesses na nova terra não são individuais, mas sim de todo um projeto de exploração, já que Caminha relata toda visita para outras pessoas que não estavam ali presentes, por isso ele tenta a maior objetividade e clareza possível para atender os interesses da Coroa.
Assim, por meio da sua narrativa o leitor parece entrar numa máquina do tempo e presenciar o momento em que portugueses e índios se encontraram no litoral baiano, quinhentos anos atrás. O Darcy, na introdução do seu livro, descreve o encontro entre os índios e os portugueses – os índios limpos e cheirosos e os portugueses sujos e fedorentos e com escorbuto doença causada pela falta de vitamina C.

A carta apresenta também um duplo valor histórico. De um lado, tem a importância de ser o registro documental do descobrimento ou da entrada do Brasil na história universal, constituindo uma espécie de certidão de nascimento do nosso país. De outro, tem o mérito de revelar que a história se faz também a partir de fatos corriqueiros (como o "baile" organizado por Diogo Dias e seu gaiteiro), protagonizados por pessoas comuns e sem intenções de grandiosidade e heroísmo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Escola Antonio Tavares ganha mais um Prêmio.


Governo do Estado do Ceará, entrega prêmio aos vencedores da competição websites hoje terça-feira dia 16, em Fortaleza no Pálacio Iracema com a presença do Governador Cid Gome e da Secretaria de Educação Izolda Cela. Ao todo serão entregues 32 computadores que irão premiar alunos e orientadores de cinco escolas, sendo três do Ceará e duas de São Paulo. O valor total da premiação supera os R$ 45 mil. Na categoria até 15 anos a Escola Deputado Antônio Leite Tavares, em Barro, com o site “Não à automedicação” foi primeiro lugar. As duas outras escolas premiadas são do Estado de São Paulo. O professor Francisco Edson Pereira Ferreira, foi o orientador do projeto, ganhando um notebook e os alunos computadores no total de seis computadores. Escola Antonio Tavares tem orgulho de ser uma escola pública, pois é o que sabemos ser! E estamos entre as melhores escola do Estado do Ceará. A primeira edição do ThinkQuest Brasil teve categorias de 9 a 12 anos, 13 a 15 anos, e acima de 16 anos. Cada equipe teve entre três e seis integrantes. Um colegiado de juízes definiu as equipes vencedoras. Para avaliarem os melhores grupos foram usados critérios como conteúdo, organização, originalidade, relevância educacional, impacto global e estrutura do site, entre outros. Confira o primeiro colocado em cada categoria Nível Estadual:
1º Lugar Título do site: Não à automedicaçãoEquipe: Química & CiaEscola: EEFM Deputado Antônio Leite Tavares (Barro) Orientador: Professor Edson Pereira Ferreira Alunos: Ana, Artur, Fábia, José, Natali, Pedro.

domingo, 14 de março de 2010

FAMILIA


Elisangela, família não se ganha, família se faz, se cria; é o amor, é a união que forma laços familiares fortes que irão atravessar o tempo e o espaço.Na verdade não é o possuir o mesmo sangue que faz uma família, o que une a todos é a comunhão espiritual.Quando aqui na Terra nascemos, nem sabemos quem são nossos pais. Conforme crescemos vamos todos aprendendo a nos conhecer.Claro que já nos conhecíamos através do espírito, mas quando aqui reencarnamos nos é dado o esquecimento, de maneira que possamos aparar as arestas que porventura ainda possam existir.Essa reunião de espíritos familiares em um mesmo lugar ou em uma mesma família se dá com as bênçãos de Deus, pois essa mãe, hoje em dia tão querida; esse filho, hoje em dia tão guardado, tão amado ou esse pai, esse avô, essa avó que tanto prezamos, de quem tanto gostamos, pode ter sido um desafeto nosso em vidas anteriores, e por que não?Por que acharmos que todos aqueles familiares que nos rodeiam foram nossos entes queridos em encarnações anteriores?Prestem atenção ao fato de que uma família é composta por vários membros e é querer iludir-se acharem que todos se dão bem.Prestem atenção, olhem bem à sua volta, e vejam que onde pensavam existir amor, existe a inveja; onde pensavam ver bondade, tolerância, o que existe na realidade é falsidade, pois o que se encontra dentro daquele ser aparentemente bondoso é hipocrisia.Não se iludam, os laços familiares nem sempre unem somente aqueles que se amam. Na grande maioria das famílias existentes na Terra o que existe mesmo é muita dissimulação da parte de todos, por sentirem obrigação de se tolerarem mutuamente, afinal, pensamos, somos uma família. Filhos, família são todos aqueles a quem amamos, são todos aqueles a quem respeitamos, são todos os filhos de Deus que foram colocados sobre a Terra. Nós, dentro do nosso egoísmo, é que nos fechamos em nosso pequeno núcleo familiar, mas lembrem-se que aos olhos de Deus somos todos irmãos, sem raça, sem credo e sem cor, simplesmente irmãos, filhos de um mesmo Pai, imutável e eterno. Nossa Familia faz parte deste mundo, mais sendo verdadeiramente fruto do NOSSO AMOR ETERNO - amo vocês por toda minha existencia ou vida aqui ou no paraíso divino.

quarta-feira, 10 de março de 2010

O Estado Laico

Também conhecido como Estado Secular, o Estado Laico é aquele que não possui uma religião oficial, mantendo-se "neutro" e imparcial no que se refere aos temas religiosos. Geralmente, o Estado laico favorece, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa. Desta forma, no Estado laico, a princípio, todas as crenças são respeitadas. Não há perseguição religiosa.Em alguns países laicos, o governo cria normas para dificultar manifestações religiosas em público.O Brasil é um país com Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja.
O laicismo é uma doutrina filosófica que defende e promove a separação do Estado das igrejas e comunidades religiosas, assim como a neutralidade do Estado em matéria religiosa. Não deve ser confundida com o ateísmo de Estado.
Os valores primaciais do laicismo são a liberdade de consciência, a igualdade entre cidadãos em matéria religiosa, e a origem humana e democraticamente estabelecida das leis do Estado.
Esta corrente surge a partir dos abusos que foram cometidos pela intromissão de correntes religiosas na política das nações e nas Universidades pós-medievais. A afirmação de Max Weber de que "Deus é um tipo ideal criado pelo próprio homem", demonstra a ânsia por deixar de lado a forte influência religiosa percebida na idade média, em busca do fortalecimento de um Estado laico. O laicismo teve seu auge no fim do século XIX e no início do século XX.
A palavra laico é um adjetivo que significa uma atitude crítica e separadora da interferência da religião organizada na vida pública das sociedades contemporâneas. Politicamente podemos dividir os países em duas categorias, os laicos e não laicos, em que nos países politicamente laicos a religião não interfere directamente na política, como é o caso dos países ocidentais em geral. Países não laicos são teocráticos, e a religião tem papel ativo na política e até mesmo constituição, como é o caso do Irão e do Vaticano, entre outros.

PROFESSOR: UMA NOVA REALIDADE

                                                         UMA NOVA REALIDA As aulas remotas realizadas no contexto do coronavírus são ativida...